Dica de livro: Bumba, nosso boi

15 ago

O escritor e jornalista maranhense Diego Freire lançará no dia 04 de setembro, durante a 24ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, sua primeira obra infantil: Bumba, nosso boi (Editora Empíreo), com ilustrações em aquarela de Rogério Maroja.

bumba

A história é inspirada no auto do bumba meu boi, bastante festejado durante o período junino no Maranhão, e mostra a trajetória de um boizinho que é trazido de volta à vida, após ter a língua arrancada por Francisco, para satisfazer o desejo de sua mulher grávida, Catirina.

Na obra, motivado por suas próprias inquietações enquanto brincava em meio ao folguedo em São Luís, o escritor conta a história que inventara para os dias que se sucederam à festa em comemoração à volta do boizinho preferido, quando ele passa a enfrentar a discriminação dos outros bichos da fazenda por “falar” diferente dos demais: “O gato mia, o pinto pia, o cachorro late… Um boi sem mugido é um boi sem identidade”, lamenta o boizinho.

Outros personagens do folclore brasileiro também fazem parte do livro, contando como o boizinho sem língua encontrou amparo em outras criaturas muito especiais: o Saci, que não tem uma perna, mas dá rasteira em qualquer dificuldade; a Mula sem Cabeça, que não tem – adivinhe – cabeça; e o Boitatá, que, bom, nem boi é. Juntos, eles dão uma verdadeira lição sobre como tratar as diferenças.

Aliás, discriminação, aceitação das diferenças e  superação das próprias dificuldades são alguns dos principais temas abordados na obra literária infantil.

bumba1

O livro Bumba, nosso boi já pode ser adquirido através de uma pré-venda pela internet, no valor de R$ 39,90.

No site www.bumbanossoboi.com.br, além de poder comprar a obra autografada, os internautas poderão adquirir produtos temáticos como canecas oficiais com as ilustrações impressas, pinturas feitas por Rogério Maroja em aquarela originais, e mais um fantoche do boi feito de espuma antialérgica.

O dinheiro arrecadado na pré-venda de todos os produtos será utilizado para levantar recursos para a divulgação do livro em São Luís, dia 08 de setembro (aniversário da cidade)!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: