Londres e Paris com crianças – parte 6

25 nov

E aqui o último post com as dicas de passeios em Paris… Conseguimos mostrar muita coisa para o Ben, mas há, ainda, tantas outras para ele (e nós!) conhecer e explorar. Paris é repleta de atrações e merece outras visitas (em breve, espero!).

Vamos às dicas?

1 – Musée d’Orsay: antiga estação de trem, o museu impressiona pelo acervo de pinturas de Monet, Van Gogh, Renoir, Degas e Cézanne, esculturas de Rodin, além do enorme relógio da fachada. Bem menor que o Louvre, é menos cansativo para as crianças e bem interessante pelas obras dos impressionistas. Entrada gratuita para menores de 18 anos.

IMG_4827

Orsay

Orsay1

IMG_4823

Uma dica é, após a visita, comprar o tíquete e pegar no cais bem em frente ao museu, o Batobus (há outras paradas, além do Musée d’Orsay, bem como outras empresas), para fazer o passeio de barco pelo Rio Sena, com duração média de 3h:30 (mas é possível descer antes, em qualquer uma das paradas). Para as crianças, é bem legal comprar na bilheteria da Batobus o livrinho da Caça ao Tesouro: entretém bastante e torna o passeio bem mais divertido.

batobus

2 – Musée de l’Armée – Invalides:  o Museu do Exército, cuja cúpula dourada constitui um dos pontos de referência da paisagem de Paris, abriga o maior acervo militar francês, abordando a história bélica, com foco na França, desde a pré-história até a Segunda Guerra Mundial, além do famoso do túmulo de Napoleão Bonaparte.

invalides

invalides1

3 – Jardin des Plantes: é um jardim botânico aberto ao público, que abriga além dos belos jardins, rosarium, estufas, o Parque Zoológico e o Museu de História Natural. Nas proximidades fica a Mosquée de Paris, a maior mesquita da França construída em estilo mudéjar. A visita pode ser um excelente momento para explicar às crianças sobre a cultura árabe, religião, tolerância e respeito. Programe-se para almoçar no restaurante anexo à Mesquita: os sabores e aromas desta rica culinária são inesquecíveis.

plantes

plantes1

mesquita

4 – Sorbonne e Panthéon: localizada no Quartier Latin, a Universidade de Paris é uma das mais antigas instituições de ensino superior da Europa.  O Panthéon foi construído originalmente para abrigar uma igreja, mas acabou se tornando o local que guarda os restos mortais de grandes personalidades francesas: Voltaire, Rousseau, Alexandre Dumas, Emile Zola, Victor Hugo, dentre outros.

IMG-20150509-WA0025

IMG_4641

5 – Jardin du Luxembourg: o maior parque público de Paris é encantador! Uma enorme área verde, com gramado, árvores, flores, lagos e playgrounds, sendo um excelente espaço para lazer e contemplação.

jardin

6 – Tour Montparnasse: no elevador, em apenas 38 segundos chegamos ao 56º andar. No topo, há telescópios, telas que explicam os pontos turísticos, exposição fotográfica permanente, um café e uma loja de souvenirs. Subindo mais dois andares de escada, é possível ter acesso ao terraço panorâmico onde pode-se observar a cidade inteira do alto.

IMG_5279

Vista do Jardin de Luxembourg

Vista do Jardin de Luxembourg

7 – Place des Vosges e Place de la Bastille: com um belo complexo arquitetônico ao seu redor, a Place des Vosges possui belos jardins, perfeitos para passear ou sentar na grama. Próximo, situa-se a Place de la Bastille, onde estava localizada a prisão de la Bastille, destruída pelos revolucionários no dia 14 de julho de 1789, no evento histórico da Revolução Francesa conhecido como a Queda da Bastilha.

IMG_5301

IMG_5294

8 – Sacré-Coeur: a Basílica encontra-se num dos bairros mais artísticos e cultural da cidade: Montmartre. Há um lindo e tradicional carrossel na praça que dá acesso às escadas que levam ao monumento. Para evitar os 300 degraus, é possível pegar o funicular que leva até o topo da Basílica para curtir a vista.

sacre

9 – Cité des Enfants: esse é “O” centro cultural das crianças. Na Cidade das Crianças, adulto só entra se estiver acompanhado por uma delas. É dividida em duas seções: uma para crianças de 02 a 07 anos e a outra de 05 a 12 anos. A visita dura 1h30 e é inteiramente interativa, intuitiva e inteligente, com abordagens científicas e tecnológicas. Resumindo: as crianças aprendem brincando!

cite

10 – Cité des Sciences et de l’Industrie (no mesmo local da Cité des Enfants): vale a pena visitar esse enorme centro onde as crianças poderão descobrir uma infinidade de coisas sobre ciência e tecnologia, se encantar com a Géode (esfera prateada que funciona como cinema IMAX), com o planetário e com o submarino Argonaute. É um programa para o dia todo!

cite1

Além dos tradicionais passeios, tivemos a oportunidade de visitar a Maison et Jardins de Monet, na cidade de Giverny, a Disneyland Paris, em Marne-la-Valée e o Jour des Enfants, durante o torneio de tênis de Roland Garros.

IMG_4995

IMG_5201

IMG-20150523-WA0024

E por aqui termina ESSA série de posts sobre nossa primeira viagem com criança à Londres e Paris. Espero que todos tenham gostado e até a próxima!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: