Dica de livro: Cantigas Divinas

20 jul

Divino

“Cantigas Divinas” é um livro de música composto por partituras de cantigas da Festa do Divino Espírito Santo e do Cacuriá, ambas manifestações tradicionais da cultura popular maranhense. As vinte cantigas escolhidas têm linguagem infantil e didática, possibilitando que façam parte de trabalhos de iniciação musical, contação de estórias e expressão corporal, pois são melódicas, rítmicas e harmônicas.

Camila Reis e Erica Quaglia

O mais interessante desse trabalho é que a partitura é uma representação escrita de música padronizada mundialmente. Uma linguagem única em qualquer parte do mundo. Um músico do Japão, por exemplo, se tiver acesso ao livro “Cantigas Divinas” poderá tocar uma cantiga do Divino! É a nossa cultura sendo perpetuada e difundida ao redor do mundo!

Divino1

Além das letras das cantigas e das partituras, o livro possui um breve texto apresentando a Festa do Divino e o Cacuriá, bem como um pequeno glossário facilitando a compreensão de alguns termos, que podem não ser familiares a todos os leitores.

divino3

O livro é um projeto da artista maranhense Camila Reis Brito, que juntamente com o educador musicovocal Gustavo S. Correia fizeram as transcrições das músicas em partituras. As ilustrações são de Layo Bulhão.

Um belíssimo trabalho que merece ser divulgado!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: