Projeto “Por que Heloísa?”

24 fev

Cristiana Soares deu início ao projeto “Por que Heloísa?”, em 2007, com a criação de um livro infantil, lançado pela Companhia das Letrinhas. Baseado em sua experiência como mãe de uma criança com deficiência, o livro narra a história da primeira infância de Heloísa, uma menina que tem paralisia cerebral e vivencia com bom humor os desafios que o cotidiano lhe apresenta em casa, nas ruas e na escola. Depois do livro, a história já virou animação, documentário e audiobook, levando o espectador a repensar o conceito de deficiência.

Livro

Livro

O curta-metragem em animação dá continuidade à trajetória de Heloísa a partir do seu primeiro dia de aula em uma escola comum. O documentário “Todos com Todos” registra experiências inclusivas de crianças com deficiência em escolas das redes pública e privada, apresentando recursos acessíveis para pessoas com deficiências auditiva e visual (autodescrição e LIBRAS). Além disso, o livro ganhou versão em audiobook, com narração da própria autora.

Personagens da animação

Personagens da animação

O projeto entra agora na sua terceira fase, com a criação, planejamento e captação de recursos para a produção de uma série em animação, um aplicativo para mobiles e um site interativo.

“Por que Heloísa?” foi concebido com a intenção de gerar a reflexão coletiva, sobre os direitos e o convívio de crianças com deficiência na sociedade, através da arte e do entretenimento e sobre como podemos mudar nossa forma de olhar as questões relacionadas à deficiência e à existência humana e colaborar, na prática, para tornar o mundo melhor para todos.

Heloísa2

Outros pontos importantes no projeto é justamente o de provocar interação, reflexão e debate sobre inclusão, assim como o estímulo à sua prática; promover a acessibilidade das crianças com deficiência através da internet e das tecnologias digitais, criando produtos culturais totalmente inclusivos e lúdicos; gerar mudanças de paradigmas relacionados a uma visão que se tem da deficiência e da inclusão, entre as novas e antigas gerações; encorajar pais de crianças com deficiência a matricular seus filhos na rede regular de ensino, conforme asseguram as leis; ajudar a preparar os profissionais de educação formal, estimulando-os a acolher as crianças com deficiência em suas escolas e salas de aula e demonstrar os benefícios do convívio das crianças sem deficiência com as crianças com deficiência.

O público-alvo do projeto são crianças entre 05 e 09 anos, além de pais e educadores que irão interagir com elas nas atividades propostas.

Heloísa1

A animação é linda! Assistam:

O livro “Por que Heloísa?” pode ser encontrado em livrarias virtuais pelo preço médio de R$ 32,00.

Para conhecer um pouco mais sobre o projeto visite a fanpage (CLIQUE AQUI)!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: