Trabalhando a diversidade: giz de cera Koralle

12 fev

O curso de aperfeiçoamento de professores Uniafro – Política de Promoção da Igualdade Racial na Escola em parceria com a Koralle, loja de materiais artísticos, criaram um estojo de giz de cera com 12 tons de pele. O material tem auxiliado professores do Rio Grande do Sul a trabalhar as relações raciais em sala de aula. A intenção é apresentar a diversidade etnicorracial da população brasileira e promover a igualdade entre alunos de escolas.

Giz

Para chegar aos 12 tons escolhidos para o estojo, foi feita uma pesquisa com os pedagogos da instituição.  A ideia de desconstruir o esteriótipo do lápis rosa tido como “tom de pele” veio com perguntas do tipo: cor da pele de quem? É possível padronizar uma única cor como sendo “tom de pele”? Propositalmente, ficaram de fora da edição as cores preta, rosa e branca, dando lugar a uma gama de outras cores.

Uniafro, inicialmente, teve dificuldade em encontrar parceiros para desenvolver os gizes até a proposta chegar ao artista plástico Frantz, proprietário da Koralle, que topou a ideia e lançou o estojo através da marca Pintkor, também de sua propriedade.

Apesar do projeto da Uniafro ser restrito ao Rio Grande do Sul, a Koralle decidiu colocar o estojo à venda na loja online (CLIQUE AQUI!). Desde o lançamento no final de 2014, já chegaram pedidos de várias regiões do Brasil.

E viva a diversidade!

2 Respostas to “Trabalhando a diversidade: giz de cera Koralle”

  1. Renata 24 de fevereiro de 2015 às 09:58 #

    que projeto mais bacana !!! Cada vez mais teremos ferramentas e objetos do cotidiano que retratam a nossa diversidade racial !!! Parabéns à empresa que topou e colocou em prática esta iniciativa !!!

    Curtir

    • analcarneiro 25 de fevereiro de 2015 às 17:03 #

      Pois é, Renata! Comprei para Ben uma caixa e ele já identificou as cores que mais se assemelham ao tom de pele dele. Acho legal para as escolas também, é mais uma ferramenta para trabalhar a diversidade com essa garotada! Bjs!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: