Sustentabilidade: projeto ECOCEMAR

30 jan

Cemar4

Essa dica é para quem mora em São Luís, Imperatriz e Timon!

Vocês sabiam que é possível trocar o seu lixo reciclável por descontos na conta de energia?

Em 2011, a Companhia Energética do Maranhão – Cemar lançou o projeto ECOCEMAR, cujo objetivo é estimular as unidades consumidoras a trocar resíduos recicláveis por bônus na fatura de energia elétrica. O material arrecadado é destinado à indústria de reciclagem, em parceria com empresas maranhenses.

Mas não é só isso: além de contribuir com o meio ambiente e de ajudar a reduzir o valor da conta de energia (o cliente recebe o bônus referente ao valor do material reciclável de acordo com a quantidade e tipo de material entregue no posto de coleta), trabalha com o destino responsável do material à indústria de reciclagem e promove a conscientização ambiental por meio da coleta seletiva.

O total de resíduos que não foram parar no meio ambiente nestes quatro anos de projeto é de 8.003.473,03 kg, o que equivale a 8.003,4 toneladas (dados atualizados até 29/01/2015).

A coleta de resíduos que antes eram levados ao lixo, trouxe benefícios não só para o meio ambiente, mas, também, para várias instituições beneficentes locais que receberam doações dos clientes participantes do projeto que trocam seus resíduos por bônus na conta de energia. Essas instituições receberam mais de R$ 70.000,00 em bônus, nas suas contas de energia, que foram direcionados de acordo com a doação dos clientes. Assim, ganharam todos: natureza, clientes e sociedade.

Os seguintes resíduos são recebidos nos postos de coleta do ECOCEMAR:

Cemar3

Para participar do projeto é muito simples:

1 – Com sua conta de energia em mãos, dirija-se ao posto de coleta mais próximo do ECOCEMAR. Você vai receber gratuitamente um cartão e informações para participar do projeto.  O cartão deverá ser apresentado em todas as entregas;

Cemar5

2 – Em casa, faça a separação dos resíduos por tipo (devem estar limpos e secos) e leve ao posto de coleta para realizar a troca por bônus na conta de energia;

3 – No posto de coleta o atendente, irá pesar, separadamente, cada resíduo, por tipo e classe, gerando-se no final um bônus a ser creditado na fatura de energia;

4 – Ao final, cada cliente receberá um comprovante da transação realizada, identificando o valor do bônus.

No caso de doação do bônus, em cada posto existe uma lista de entidades beneficentes e/ou sem fins lucrativos, assim o cliente que desejar doar seus bônus pode direcionar a umas destas entidades ou mesmo indicar uma entidade de sua preferência. Para isso deve ser indicado o número da unidade consumidora da entidade.

Os clientes comerciais ou industriais não podem acumular descontos para sua própria conta de energia, mas podem doar o resíduo de seus processos e direcionar o bônus gerado para uma instituição beneficente ou para qualquer unidade consumidora residencial.

Hoje, já são 18 postos de coleta do ECOCEMAR: 14 em São Luís, 03 em Imperatriz e 01 em Timon. Para saber onde fica o posto de coleta mais perto de você CLIQUE AQUI!

Posto de coleta na Lagoa da Jansen - São Luís

Posto de coleta na Lagoa da Jansen – São Luís

Ter uma atitude sustentável e solidária só depende da vontade de cada um. Participe!

Uma resposta to “Sustentabilidade: projeto ECOCEMAR”

Trackbacks/Pingbacks

  1. Projeto ECOCEMAR e banco de leite materno | It Babies - 16 de fevereiro de 2015

    […] postos de coleta do ECOCEMAR (falamos AQUI) em parceria com o Hospital Universitário – HUUFMA está recebendo frascos de vidro (como […]

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: