Sonhar a longo prazo: educação financeira

6 out

Já falamos anteriormente sobre a importância da educação financeira para crianças (para ver esses posts CLIQUE AQUI e AQUI).

Segundo o educador financeiro Antonio Oscar Pereira Filho, “é preciso que desde cedo as crianças tenham noção do valor do dinheiro e saibam estabelecer escolhas e priorizá-las. Isto, somente a educação financeira desde a tenra idade pode oferecer, tendo, naturalmente a família envolvida no processo. Só assim construiremos uma nova geração de pessoas educadas e sustentáveis financeiramente”.

A escola do Benjamim adotou desde o início desse ano a Educação Financeira no currículo do Maternal 3. O material didático utilizado faz parte da “Coleção DSOP de Educação Financeira”, do escritor, educador e terapeuta financeiro Reinaldo Domingos e publicado pela Editora DSOP.

dsop

Confesso que fiquei curiosa em como seria aplicado na prática e no dia a dia do Benjamim os ensinamentos de educação financeira. E os resultados me surpreenderam: priorizar uma escolha, poupar, ter disciplina para esperar o prazo estipulado e concretizar o sonho. A atividade consistiu em confeccionar um cofrinho e cada criança escolheu o que iria comprar. O envolvimento da família foi fundamental, tanto para abastecer o cofrinho pouco a pouco quanto para não abri-lo antes do prazo estabelecido.

Foram exatos 05 meses de espera até a chegada do mês de outubro. Assim, depois de pesquisarmos juntos para saber onde encontrávamos o melhor preço, levei Ben e seu cofrinho recheado de moedas até a loja escolhida para comprarmos o tão sonhado Max Steel verde (já foi o vermelho, o laranja, o azul, mas decidiu-se pelo verde).

Os registros estão aí:

1 - WP_20141002_002

O cofrinho!

4 - WP_20141002_005

A escolha…

Hora de pagar...

Hora de pagar…

Missão cumprida!

Missão cumprida

Sonho realizado!

Sonho realizado!

Quero ressaltar que a escola, tão importante na formação das crianças quanto na transmissão do conhecimento sistematizado, foi essencial nesse processo. A metodologia utilizada é reconhecidamente bem mais interessante: desenvolver projetos estimula, motiva e facilita o aprendizado.

O melhor de tudo é que o cofrinho continuará existindo lá em casa, para realizar outros sonhos, outros desejos…

 

6 Respostas to “Sonhar a longo prazo: educação financeira”

  1. beirouth 6 de outubro de 2014 às 10:11 #

    Muito fofo o Baby Ben comprando seu brinquedo! 😉

    Curtir

  2. Laura 6 de outubro de 2014 às 15:12 #

    Aprendendo a ficar rico….mto bem, Benjoca! la

    Curtir

  3. Reinaldo Domingos 7 de outubro de 2014 às 08:34 #

    Como mentor da Metodologia DSOP de educação financeira fico muito feliz em saber que os professores, alunos e pais estão totalmente conectados nessa importante missão na construção de novas gerações de crianças, jovens e famílias saudáveis e sustentáveis financeiramente. Trata-se de priorização de sonhos antes mesmo do consumo.
    Como relato em nossa principal obra para adultos Terapia Financeira publicada pela Editora DSOP é preciso praticar os quatro pilares, passos da Metodologia DSOP Diagnosticar, Sonhar, Orçar e Poupar, assim crianças, jovens e adultos poderão sempre realizar seus sonhos, trata-se de uma forma comportamental que lida com os hábitos e costumes uma ciência humana e não exata.
    Parabenizo nosso Educador Financeiro DSOP Oscar por nos ajudar nessa importante missão.
    abraços e que Deus continue nos iluminando nessa importante e nobre missão de levar a todos cantos desse país uma oportunidade de fazer mais com o salário ganho, acreditar na beleza de nossos sonhos e priorizá-los é o caminho para a plena realização dos mesmos!
    Reinaldo Domingos
    reinaldo.domingos@dsop.com.br
    http://www.dsop.com.br

    Curtir

    • analcarneiro 7 de outubro de 2014 às 14:56 #

      Professor Reinaldo, ficamos muito felizes com seu comentário no blog! Continuaremos divulgando boas práticas e tudo o que for importante para a formação de bons cidadãos. Obrigada!

      Curtir

  4. Reinaldo Domingos 7 de outubro de 2014 às 08:37 #

    em tempo…
    parabéns garoto Ben – O Menino do Dinheiro, que Deus lhe abençoe e continue realizando todos seus sonhos!!!!
    Professor, educador e terapeuta financeiro
    Reinaldo Domingos

    Curtir

    • analcarneiro 7 de outubro de 2014 às 14:57 #

      Professor Reinaldo, o Ben agradece!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: