Mafalda completa 50 anos

29 set

Mafalda

Contestatária, inconformista, pessimista, questionadora. Mafalda, a personagem das tirinhas em quadrinhos criada pelo argentino Quino, comemora hoje 50 anos, desde que apareceu pela primeira vez na revista argentina Primera Plana.

 De classe média, baixinha e de cabelos curtos adornados por um enorme laço, Mafalda nasceu com seis anos em San Telmo – bairro de Buenos Aires – e, apesar de ter sobrevivido menos de uma década (Quino decidiu parar de desenhá-la em 1973, três anos antes do último golpe militar argentino), ganhou fama internacional. Indignada com as notícias de violência e guerras, gritou: “Parem o mundo, que eu quero descer”. Essa e muitas outras frases de Mafalda criticando a injustiça social, a destruição do meio ambiente e a falta de sensibilidade dos governantes, deram a volta ao mundo, foram traduzidas em 20 línguas e continuam atuais.

1 - Mafalda

Em sua cidade natal, Buenos Aires, Mafalda virou praça e estátua, uma das atrações preferidas de muitos turistas para as fotos. Mas ela representa muito mais que isso: apesar de ter vivido somente nos desenhos e tirinhas – e uma brevíssima incursão pelo desenho animado – tornou-se uma referência de seu país, uma das dez figuras argentinas mais conhecidas em todo o mundo no século 20.

2 - Mafalda1

Em comemoração aos seus 50 anos, São Paulo receberá, em dezembro, na Praça das Artes, a exposição O Mundo de Mafalda, que presenteia o público com todo o universo da personagem mais querida do cartunista argentino Quino: desenhos originais, reproduções de cenários, vídeos e fotografias integram a exposição.

Nós, do It Babies, já estivemos pertinho da fofa Mafalda em Buenos Aires. San Telmo é um bairro com uma das áreas mais bem preservadas da cidade de é caracterizada pelo seu casario colonial e as ruas empedradas e famoso por seus cafés, antiquários e tango, conservando a essência da antiga Buenos Aires.

Mafalda e eu

Mafalda e eu

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: