Bienal 2014: dica de livros – Parte 1

2 set

O blog It Babies esteve presente na 23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo e não podia deixar de trazer algumas dicas de livros interessantes para os pequenos. Incentivar as crianças, desde cedo, a cultivar o hábito da leitura é extremamente benéfico: por meio da leitura, a criança desenvolve a criatividade, a imaginação, o senso crítico, o vocabulário e adquire cultura, conhecimentos e valores.

Vamos às dicas desse primeiro post?

1 – A lição das árvores, de Roberto Parmeggiani, com ilustrações de Attílio Palumbo, Editora DSOP. O livro recebeu o prêmio 30 melhores livros infantis do ano – Revista Crescer 2014“Enrico tem sempre uma pergunta pendurada na ponta do pensamento e fala mais do que a boca. Paola, sua colega de classe, não fala, nenhuma palavra, mesmo quando os outros meninos a provocam ou riem dela. Assim, o menino Enrico conta com a fala do professor Dino, eterno interlocutor da infância, para compreender o que lhe escapa. Recorrendo à natureza, como faziam os antigos filósofos, o professor desperta o olhar do menino para a beleza da diversidade e a riqueza da convivência com o outro, igual ou diferente de nós. Um livro tocante, que encantará adultos e crianças que olham o mundo pelo prisma do respeito à diferença e da amizade como valor absoluto.”

Bienal1

2 – O resgate da tartaruga, de Guilherme Domenichelli, ilustrações de Vanessa Prezoto, Editora Panda Books: “O passeio à praia das Tartarugas estava sendo aguardado com muita ansiedade pelas crianças da escola. Elas finalmente iriam ver o exato momento em que as tartarugas depositam seus ovos. No entanto, algo inesperado acontece nessa visita: Gabriela, Júlia e Davi encontram uma tartaruga bastante doente. Somente o biólogo Ronaldo poderá salvá-la. Nesta aventura, os alunos irão aprender como vivem as tartarugas marinhas, os perigos que elas enfrentam e como as pessoas podem ajudar na preservação da espécie.”

Bienal4

3 – Viajando pelo mundo – Atlas colorido para crianças, de Anita Ganeri, ilustrações de Christopher Corr, Editora Ciranda Cultural: “Conheça os continentes e viaje por diferentes lugares neste livro com incríveis ilustrações que destacam a essência de cada país. Adquira conhecimento e aprenda mais sobre onde você mora e o mundo ao seu redor.”

Bienal5

4 – A vovó virou bebê, de Renata Paiva, ilustrações de Ionit Zilberman, Editora Panda Books: “Sofia é uma menina de 7 anos. Ela mora com seus pais em uma vila e é praticamente vizinha de sua avó Dorinha, com quem gosta de passar bastante tempo. Mas um dia a vovó Dorinha começa a agir de maneira muito esquisita. Ela abotoa a blusa errado, esquece das coisas que estava fazendo e começa a precisar até de uma babá. Não demora muito para que Sofia perceba que existe algo de errado com sua querida avó. A vovó Dorinha tem Alzheimer, uma doença de causa e cura desconhecidas. Com a ajuda de sua mãe, a menina aprende mais sobre a doença e descobre que os melhores remédios para cuidar da vovó são paciência, amor e carinho.”

Vovo_capaok.indd

Espero que vocês gostem das sugestões! Boa leitura a todos! 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: