3 dias em Tallinn (Estônia)

24 ago

Então, este nosso post segue a mesma linha daquele sobre Estocolmo (AQUI), onde tento mostrar através das fotos, nossos passeios por Tallinn, a linda cidade medieval, capital da Estônia.

Sempre gostei muito de viajar, mas nunca tinha cogitado visitar essa cidade… Aliás, para ser bem sincera, até o começo do planejamento desta viagem, eu sequer tinha ouvido falar a respeito… E que bela surpresa!

Foram três dias que passamos por lá. Saímos de Estocolmo de ferry boat (Tallink Silja) e foram mais ou menos 14 horas de viagem. Também falei sobre o ferry no post de Estocolmo. O hotel em que nos hospedamos fica no centro histórico e eu já falei neste post AQUI.

As  principais atrações de Tallinn  concentram-se na Cidade Velha, que tem o título de Patrimônio Cultural da Humanidade dado pela UNESCO. O centro medieval é composto por duas áreas, a parte alta Toompea e a cidade baixa All-Linn. Boa parte deste conjunto ainda é cercado pelas antigas muralhas defensivas.

Não fizemos nenhum planejamento e apenas saímos nos perdendo por essas ruelas encantadoras e que parecem perdidas no tempo. É bom frisar que Tallinn é considerada uma das cidades medievais mais bem preservadas do mundo.

Vejam as fotos:

Por toda a parte, você encontrará pessoas caracterizadas com roupas medievais vendendo seus produtos:

Muralhas bem preservadas:

Abaixo, a bela Catedral Ortodoxa Alexander Nevsky:

O Castelo Toompea, é a sede do Parlamento da Estônia e fica bem em frente da Catedral:

Vale a pena apreciar a vista deste mirante:

A Rua Viru é uma das mais famosas e movimentadas de Tallinn:

Tallinn é dividida em 8 Distritos Administrativos e um deles é Pirita, onde há algumas praias. Nós fizemos um pequeno passeio até lá.

Visitamos apenas um convento abandonado e como o tempo não estava bonito, nem fotografamos as praias (que não são nada demais).

De volta ao centro histórico, há ótimos restaurantes e cafés, e um deles, apesar de ter um apelo bem turístico (meu cunhado apelidou de Disney Medieval), nos chamou a atenção e resolvemos experimentar: o Olde Hansa.

Que bom que entramos!!! Comida deliciosa!!! Especializado em refeições medievais, eles servem umas sopas super saborosas como entrada e também dá para experimentar carnes de caça bem diferentes: urso e rena, por exemplo! Eu comi carne normal, mas minha irmã e meu cunhado aprovaram essas iguarias.

SONY DSC

O ambiente do restaurante é o de uma taverna medieval e todos os atendentes trabalham vestidos à caráter. Bem legal. Gostamos tanto que voltamos para comer mais uma vez!

Meu prato:

Minha sobremesa era um creme de rosas:

SONY DSC

Anexo ao restaurante, funciona uma loja de lembrancinhas. Tem entrada separada para quem não vai comer ali:

Tallinn à noite:

Mais passeios no outro dia:

Uma pausa na caminhada para doces e chocolate quente, acompanhados do famoso licor Vana Tallinn (trouxemos uma garrafinha de lembrança):

SONY DSC

Depois do lanche, mais doces! Fomos conhecer o Museu do Marzipã. Vocês curtem marzipã? Para quem não conhece, é um doce de origem árabe, preparado a partir de uma pasta feita de amêndoas, açúcar, clara de ovos, e que pode ser moldada em qualquer formato.

Outro cantinho bem bonito de Tallinn é a famosa Passagem de Santa Catarina, que, desde a Idade Média já era um reduto de artesãos e comerciantes.

Fizemos essa viagem em outubro de 2011, no outono europeu, com temperaturas variando entre 5 e 12 graus.

Gostaria muito de voltar com meus filhos e, apesar do frio, fico imaginando o quanto a cidade deve ficar encantadora no inverno.

Espero que tenham gostado dos nossos relatos e dicas! 😉