Dica de livro: “Dez bons conselhos de meu pai”, de João Ubaldo Ribeiro

8 ago

Dez-bons-conselhos-de-meu-pai

Ainda no clima do Dia dos Pais e como forma de homenagear o escritor João Ubaldo Ribeiro, que faleceu há poucas semanas, vamos postar aqui hoje uma dica de livro super bacana!

“Dez bons conselhos de meu pai”, da Editora Objetiva, com ilustrações de Bruna Assis Brasil, foi super aprovado por minha sobrinha e pelos filhotes.

SINOPSE do Site da Livraria Saraiva: “Manuel Ribeiro, o pai do escritor baiano João Ubaldo Ribeiro, era um homem estudioso e sempre foi exemplo e inspiração para o filho. Foi professor de História e de Direito, ocupou vários cargos importantes, como o de diretor da Faculdade de Direito da Universidade Católica de Salvador. Na política, foi deputado estadual em Sergipe e vereador em Salvador. Mas afora todos esses títulos socialmente importantes, Manuel Ribeiro foi um bom pai.

Construiu junto com a mulher, Maria Felipa Osório Pimentel, uma casa cheia de livros, com uma biblioteca que se espalhava por todos os cômodos e contemplava todos os gêneros que se podiam imaginar: romance, filosofia, política, esoterismo. João Ubaldo, o filho mais velho do casal, inserido nessa atmosfera, descobriu que estavam nos livros as suas vontades. Sem que ninguém mandasse, o João menino vivia mergulhado nas histórias.

Em Dez Bons Conselhos de Meu Pai, o romancista Ubaldo Ribeiro, considerado um dos escritores mais importantes do país e autor de livros indispensáveis na literatura contemporânea, traduz em sentenças curtas, mas essenciais, o resumo das diretrizes de vida mais importantes passadas por seu pai. Coisas como: não seja burro, não seja amargo e nunca seja medroso são apenas alguns deles.

Rigoroso, Manuel era um pai atento à educação do filho mais velho, fazendo com que João decorasse versos e mais versos e recorrer ao dicionário a cada palavra que não conhecia. Manuel ensinou João a amar os livros, o valor do estudo, a vontade de saber sempre mais e, com isso, contribuiu para a construção de um dos mais importantes autores da literatura brasileira. Seus bons conselhos e a visão de mundo que deixou de legado ao filho, são generosamente compartilhados pelo autor baiano.”

O escritor João Ubaldo Ribeiro

O escritor João Ubaldo Ribeiro

Fazia tempo que a gente não indicava um livro, não é? Espero que vocês aprovem nossa sugestão e lembrem-se que a Educação é o maior tesouro que podemos deixar para nossos filhos. Abraços em todos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: