Exposição de fotografias de Frida Khalo

25 jul

Frida0

Quem estiver de viagem programada (ou programando viagem) para Curitiba nos próximos meses, não pode deixar de conferir a exposição “Frida Khalo – as suas fotografias”, no Museu Oscar Niemeyer, até o dia 02 de novembro.

A exposição reúne 240 fotos do acervo pessoal da pintora mexicana e será exibida no Brasil unicamente no MON.

São registros fotográficos da artista desde a infância, tiradas por dois fotógrafos profissionais de sua família: seu pai e seu avô materno. Há também momentos captados pela alemã Gisèle Freund e pelo húngaro Nickolas Muray, dois fotógrafos que conviveram com Frida por anos, além de fotografias tiradas pela própria Frida e por outras pessoas, imagens que a pintora gostava de guardar, olhar e se inspirar.

Frida3

A exposição é dividida em seis seções. A primeira retrata os pais da artista mexicana. Já a segunda destaca a Casa Azul (residência que foi dos pais da pintora e hoje abriga o Museu Frida Kahlo, cujas fotos da exposição pertencem a este museu).

Frida4

A terceira seção mostra o lado íntimo da artista: há imagens feitas e estilizadas por ela, recortes fotográficos mutilados, dos quais Frida elimina ou elege alguns dos protagonistas. Os amores estão na quarta seção. A quinta seção é um arquivo reunido por Frida, que traz desde cartões de visita do século 19 até retratos realizados por autores de destaque da história da fotografia e também por amigos pessoais. A sexta e última seção é composta por imagens relacionadas às questões políticas.

Frida2

Frida Kahlo (1907-1954) nasceu no México. Aos 18 anos, a vida de Frida mudou de forma trágica: o ônibus em que ela andava bateu em um trem. Ela sofreu múltiplas fraturas, fez 35 cirurgias e ficou muito tempo presa em uma cama. Foi nesse período que ela começou a pintar freneticamente.

Frida sempre se autorretratou: as angústias, as vivências, os medos e, principalmente, o amor pelo marido, o pintor e muralista mexicano mais importante do século 20, Diego Rivera. Ele que ajudou Frida a revelar-se como artista.

As obras de Frida possuem uma estética muito próxima ao surrealismo com influência da arte folclórica indígena mexicana, cultura asteca, tradição artística europeia, marxismo e movimentos artísticos de vanguarda. Ela também se destacou pelo uso de cores fortes e vivas.

Autoretrato com macaco e papagaio, 1942

Autorretrato com macaco e papagaio, 1942

Autoretrato com colar de espinhos e beija-flor, 1940

Autorretrato com colar de espinhos e beija-flor, 1940

O Museu Oscar Niemeyer fica na Rua Marechal Hermes, nº 999, no Centro Cívico, Curitiba. O horário de funcionamento é das 10h às 18h , de terça-feira a domingo. Os ingressos custam R$ 3,00 (meia-entrada para professores e estudantes com identificação) e R$ 6,00 (inteira). Entrada gratuita para menores de 12 anos e maiores de 60 anos.

# DICA IT BABIES: Quem estiver indo à exposição com crianças, poderá agendar no departamento de Ação Educativa do MON, o acompanhamento da visita com monitor, participando, ao final, das Oficinas de Criação. O principal objetivo das oficinas é fazer com que o visitante se expresse criativamente a partir do que viu e apreendeu. Também é uma forma de aproximar o visitante da obra de arte, transmitindo de maneira lúdica conceitos da arte e do artista em questão.

O agendamento pode ser feito através do telefone (41) 3350-4412, com Bruna.

Uma resposta to “Exposição de fotografias de Frida Khalo”

  1. beirouth 25 de julho de 2014 às 17:00 #

    Amo Frida Kahlo! Se eu pudesse e meu dinheiro desse (rs), iria a Curitiba prestigiar essa exposição, com toda a certeza!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: