Bolos, cupcakes e docinhos especiais para portadores de alergias alimentares

18 jul

alergia

Oi, pessoal! Estou feliz de compartilhar hoje aqui no Blog com vocês uma dica que acredito vai ser muito útil para várias pessoas!

Hoje em dia, com a facilidade da internet e das redes sociais, todos nós conhecemos ou já ouvimos falar das alergias alimentares. Existem muitas pessoas que não podem comer alimentos que contenham leite, glúten, ovos, etc. E foi justamente através de uma rede social, que eu conheci o trabalho da Letícia Almeida, que a partir do problema alimentar do seu filhinho, começou a trabalhar fazendo bolos livres desses ingredientes. Ela fez uma parceria com a cake designer Thaís Bezerra e já está aceitando encomendas.

Achei super bacana a história dela e acho que esse trabalho merece ser divulgado. A própria Letícia contou pra gente um pouquinho da sua vida e de como começou seu trabalho:

“Eu, meu filho e a alergia alimentar!

Olá,

Eu me chamo Letícia Almeida, sou casada com Arthur Brito  e nós somos pais do Ricco Arthur.

Há 1 ano atrás recebíamos nos nossos braços um ser que mudaria nossas vidas pra melhor. Nascia nosso primeiro filho, o único e verdadeiro amor, o Ricco. Um meninão lindo, forte e com os olhinhos arregalados. Observador, já foi mamando logo rsrs (fominha)… Foi a felicidade geral da nossa família!

Os três meses de vida dele foram normais, ganhando peso, crescendo, dormindo bem. Porém, no pescocinho sempre persistia uma dermatite (que na época pensávamos que era brotoeja por calor ou assadura que geralmente aparece nas dobrinhas das crianças). Quando levei na pediatra e mostrei, ela suspeitou logo de APLV (alergia a proteína do leite de vaca) e pediu que eu fizesse uma dieta de exclusão de alimentos com leite e derivados. Já que ele só mamava. Então, a mamãe aqui entrou na dieta… Passando um mês de dieta, retornamos a médica, pois o Ricco não estava ganhando peso e continuava com a dermatite no pescoço e nas costas. Por orientação médica, excluí soja da minha alimentação, pois geralmente causa alergia cruzada ao leite. Comecei novamente outra dieta sem leite e derivados e soja.

Como todos os meses, fazia um bolinho pra comemorar o mensário dele. E no de quatro meses resolvemos fazer um bolo do superman e o fantasiamos, foi tudo lindo até os parabéns, quando resolvemos deixar ele pegar no bolo. Em questão de minutos, meu filho ficou com placas vermelhas pelo corpo e eu corri pra emergência do hospital. Quando de fato confirmamos a alergia não só ao leite, mas também a soja, ovo, carne vermelha, trigo, mamão e todos esses alimentos confirmados pelo exame de sangue.

Daí em diante, as coisas complicaram pra mim.. Pois da noite para o dia tive que tirar esses alimentos do nosso cardápio (já que eu amamentava ia tudo pra ele). Não foi nada fácil no inicio, pois parecia que toda restrição alimentar que eu estava fazendo não dava certo. Meu filho continuava com reações fortes e eu perdendo peso. Pulei de médico em médico pra conseguir estabilizar e entender o que estava acontecendo. Foi quando encontrei um grupo de mães de alérgicos na internet e que passavam pelas mesmas coisas que eu. Começamos a trocar experiências e informações certas já que são mães que vivem diariamente e há anos com essas alergias. Foi aí que encontrei um equilíbrio pra conseguir conviver de forma tranquila e saudável com tantas restrições. Aprendi a ler rótulos de todos os produtos, pois a grande maioria leva leite, soja ou ovo em seus ingredientes (alimentos que meu filho mais tem alergia) e eu não sabia disso. Aprendi sobre traços e contaminação cruzada dos alimentos na minha cozinha (todos os utensílios domésticos onde passaran esses alergênicos tive que trocar). Como meu filho reage ao contato, então meu marido teve que entrar na dieta também pra não contaminar nossas coisas como esponjas, louças. Pra onde nós vamos levo a marmita… Comida na rua tão cedo! Nossa vida realmente mudou… Muita festinha de aniversário deixava de ir, encontros e saídas com os amigos, almoços na casa da sogra. As pessoas não entendiam e ainda faziam comentários chatos. Momentos muito tristes pra mim.

Mas acreditamos tanto em Deus, que se hoje vivemos tudo isso é porque somos fortes o suficiente pra dar a volta por cima, e sei que Ele tem planos grandiosos para nossa família. Como costumo falar: Deus não escolhe os capacitados, ele capacita os escolhidos! E eu fui escolhida pra ser mãe do Ricco Arthur, pra amar, cuidar, proteger e estou sendo capacitada diariamente pelo Senhor, para dar estilo de vida ao meu filho, a mim e agora a outras crianças alérgicas.

Por conta de tudo isso que vivemos resolvi me readaptar, me reinventar, já que produtos livres de todos alimentos que ele tem alergia é quase impossível encontrar e quando encontro tenho que ligar no SAC da empresa. É trabalhosa a vida de um alérgico.

Por conta dessa carência de alimentos sem esses ingredientes (leite, ovo, soja e trigo), resolvi em parceria com uma pessoa linda, generosa, hiper profissional e mãe de um ex alérgico, Tháis Bezerra (cake designer) a fazer encomendas de bolos , cupcakes, brownies, docinhos e estou estudando a possibilidade de salgados pra crianças alérgicas ou adultos. Já que é muito difícil de encontrar locais que tenham ou façam essas coisas sem todos esses ingredientes e sem traços numa só receita.

E por isso a convite da Valeria Vieira, estamos aqui pra compartilhar nossa historia real e uma futura empresa para atender crianças com alergia alimentares. Quero proporcionar ao meu filho e a outras crianças a opção de ter festas seguras e com o direito de poder comer do próprio alimento que está ali. Livres de ingredientes que possam fazer mal. Para também poder participar das festinhas escolares, ou na casa de amiguinhos ou mesmo na sua própria casa. Enfim, uma vida normal como outra qualquer sem medo de comer!

Enquanto estudo a abertura de uma futura empresa pra atender alérgicos… Estamos aceitando encomendas nos números (98) 87811985 e whatsapp (98) 88528606.

Bjus, e Obrigada”

Agora, algumas fotos dos bolos lindos que a Letícia e a Thaís preparam:

bolo1

bolo2

bolo3

E uma foto da Letícia e sua família:

família

Letícia, muito obrigada por compartilhar sua história aqui com a gente. Tenho certeza que muitas pessoas vão se identificar com você e sua luta pela saúde do seu baby e de toda a sua família.

Espero que todos tenham gostado da dica! 😉

3 Respostas to “Bolos, cupcakes e docinhos especiais para portadores de alergias alimentares”

  1. Lyssa Fernandes 19 de julho de 2014 às 00:26 #

    A Léticia é minha amiga e garanto que mesmo livres desses ingredientes todos os quais o Ricco, seu filho tem alergia eles são saborosíssimos e não posso esquecer do Cupcake de laranja que eu amei e dos brigadeiros de leite de coco…Minha nossa como são bons. Tenho uma filha, de quase 4 meses que graças a Deus não tem nenhuma alergia alimentar, mas sei exatamente o que é, e como é ruim conviver com alergia, eu não tenho a alimentos, mas tenho alergia a remédios e outras coisas e sei como a luta é difícil e a alergia alimentar pior ainda e fico muito feliz pela oportunidade que ela encontrou diante de uma dificuldade. Quero aqui parabenizar e super indicar. APROVADO OS DOCES LIVRES DE OVO E LEITE FEITOS POR MINHA LINDA AMIGA LETÍCIA.

    Curtir

  2. Ana Lídia Carneiro 19 de julho de 2014 às 00:26 #

    Excelente!!!

    Curtir

  3. Renata 21 de julho de 2014 às 10:04 #

    adorei esta dica e o trabalho da Letícia. Mesmo não tendo pessoas na família com alergias alimentares, quero excluir o glúten e a lactose o máximo possível e nas próximas comemorações vou providenciar uma mesa de guloseimas lactose / gluten free, para os amigos com restrições.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: