It Babies em Belém (parte 3)

18 maio

O último post sobre a viagem a capital paraense será dedicado à gastronomia local: sim, Belém, além de nos surpreender com a infinidade de passeios e atrações turísticas, não deixou nada a desejar no quesito alimentação.

Todos os restaurantes citados nessa postagem foram testados por nós durante a viagem. Vamos às sugestões?

1 – Manjar das Garças

Manjar1

Manjar das Garças (foto do site do restaurante)

Instalado no Parque Botânico Mangal das Garças, o Manjar das Garças inova combinando ingredientes regionais com o vigor criativo da gastronomia contemporânea.

Excelente opção para almoçar após o passeio pelo Mangal das Garças, o buffet conta com saladas, deliciosas receitas à base de peixes (filhote, bacalhau, salmão), camarão e carnes e uma infinidade de sobremesas regionais.

Funciona de terça a sábado, das 12h às 16h e das 20h às 02h, e aos domingos somente para almoço.

2 – Benjamin

???????????????????????????????

Funcionando num casarão tombado pelo Patrimônio Histórico, o ambiente do restaurante Benjamin é convidativo para uma refeição sem pressa, um bom vinho e uma boa conversa.

O menu é bem variado com opções clássicas e regionais. A apresentação dos pratos é caprichada. Uma delícia os crostinis e o steak tartar de entrada e o risoto com com ragu de ossobuco como prato principal. O crème brulée, de sobremesa, também foi aprovado!

Aqui um destaque para o excelente atendimento: no menu não há pratos para crianças, mas o garçom gentilmente informou que, se eu quisesse, a cozinha poderia providenciar um prato para Benjamim com arroz, batatas e tiras de filé. Ganhou pontos!

3 – Remanso do Bosque

Esse merece destaque: só a ida ao Remanso do Bosque já teria feito valer nossa viagem a Belém. Eleito um dos 50 melhores restaurantes da América Latina, a fama dos irmãos Castanho faz jus ao prazer que é saborear seus pratos.

O menu é à la carte durante o almoço e o jantar e apenas no jantar é possível pedir o Menu Degustação (R$150 por pessoa): 13 passos de uma verdadeira descoberta de sabores, misturas exóticas e produtos regionais, reforçando a cozinha autoral dos chefs Thiago e Felipe.

WP_003291

Menu Degustação (sazonal)

Remanso2

Menu Degustação: imperdível!

Últimos passos e sobremesas!

Últimos passos e sobremesas!

Há opção de pratos para crianças.

???????????????????????????????

Ben saboreando seu pratinho no Remanso do Bosque!

4 – Hamburgueria 66

Imagem do Facebook da Hamburgueria 66

Imagem do Facebook da Hamburgueria 66

A Hamburgueria 66 leva a uma viagem no tempo no mundo da música, do cinema e dos esportes, em um clima norte-americano dos anos 50. A decoração é charmosa com temáticas vintage e pop. 

No cardápio, o destaque vai para os hambúrgueres artesanais e sobremesas maravilhosas.

5 – Boteco das Onze

Imagem do Facebook do Boteco das Onze

Imagem do Facebook do Boteco das Onze

A Casa das Onze Janelas abriga também o restaurante Boteco das Onze, que na área externa oferece uma linda vista para a Baía de Guajará.

No almoço há opção de buffet e à la carte e no jantar à la carte, com variedade de pratos da culinária nacional e internacional. Algumas noites há música ao vivo.

6 – Lá em Casa

Com uma vista maravilhosa para a Baía do Rio Guajará, o restaurante Lá em Casa funciona na Estação das Docas. Atualmente é comandado pela chef Paula Martins, herdeira do restaurante que pertence a sua família há mais de 40 anos e que teve no seu pai, o chef Paulo Martins (já falecido), um dos maiores divulgadores e criadores da cozinha paraense.

Aqui vale a pena pedir o Menu Paraense, onde é possível provar boa parte dos pratos clássicos da culinária local: salada de feijão manteiguinha, iscas e farofa de pirarucu, muçuã de botequim (feita com músculo bovino, pois o uso da carne de muçuã – tartaruga – está proibido), refogado de camarão, pato no tucupi, maniçoba, sorvete regional e suco de cupuaçu.

Menu Paraense

,  Menu Paraense

Há opções de pratos para crianças.

7 – Tacacá da Dona Maria

A barraca da Dona Maria funciona em frente ao Colégio Nazaré (Marista), das 16h às 20h, e é visita OBRIGATÓRIA para quem quer saborear um legítimo e delicioso tacacá. Todos os dias a Dona Maria rala e prensa a mandioca num processo que resulta na extração do tucupi. Chegando na barraca, o caldo amarelo temperado com alho, chicória e sal, ganha o reforço de uma concha de goma,  jambu fervido e uma porção de sete camarões graúdos. Resultado? Um tacacá divino e saboroso!

Tacacá

Minha querida amiga Herena me acompanhando no melhor tacacá de Belém!

Ele: "O" tacacá!

Ele: “O” tacacá!

E aqui terminamos nossa série de posts sobre Belém. Espero que tenham gostado e que as dicas sejam úteis!

7 Respostas to “It Babies em Belém (parte 3)”

  1. Lilia Faria 18 de maio de 2014 às 16:39 #

    E pelo jeito o passeio gastronômico valeu a pena, que delícia!! Bateu até uma fome haha… Acredita que nunca provei tacacá
    Beijos

    Curtir

    • analcarneiro 18 de maio de 2014 às 16:56 #

      Vale a pena, Lilia! É uma delícia! Beijos!

      Curtir

  2. Moiseane 21 de maio de 2014 às 11:11 #

    Ana Lídia, bom dia!

    Estou sempre aqui e acho maravilhosa a relação que você tem com seu filhinho. São tão amigos, companheiros e esbanjam carinho por onde passam.
    Estava olhando, outro dia no facebook, que você tem adicionada minha cunhada como sua amiga e algumas outras pessoas que conheço.
    No mais, parabéns por toda sua dedicação como mãe e tenha certeza absoluta que estás plantando o bem para colher lindos frutos no futuro.

    Bjs,

    Moiseane.

    Curtir

    • analcarneiro 21 de maio de 2014 às 14:01 #

      Moiseane, muito obrigada pelas palavras carinhosas. Tento passar bons valores, boas experiências e muito amor e carinho ao Ben, por isso somos tão ligados. Acho que amar, educar e preparar uma criança para o mundo precisa de dedicação… e é o que eu tento fazer! Tomara que eu consiga! Quem é sua cunhada? Fiquei curiosa… Continue visitando o blog e deixando seu comentários! Beijos!

      Curtir

      • Moiseane 21 de maio de 2014 às 15:52 #

        Ana Lídia, você tem razão! Receber bons ensinamentos e os melhores sentimentos é tudo que uma mãe pode transmitir a um filho.
        A minha cunhada é Rafaella Saif, irmã do meu noivo.
        No mais, toda felicidade em sua mais importante trajetória, a de MÃE, e um grande beijo, especialmente, no pequeno Ben!!!

        Moiseane.

        Curtir

  3. Moiseane 21 de maio de 2014 às 18:13 #

    Ana Lídia,
    Aqui em São Luís você poderia me indicar alguém que faça limpeza de pele de uma forma não irritante? Estou precisando, mas tudo que encontrei até hoje maltratou demais a minha pele. Fica vermelha, dolorida, horrível…
    Bjs!!!

    Curtir

    • analcarneiro 21 de maio de 2014 às 18:48 #

      Moiseane, respondi direto para teu email, ok? Bejs!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: