Dica para criança que rói as unhas

19 mai

Há um tempo atrás, tirei férias e viajei por 30 dias, e meus filhos, que na época estavam com 5 e 3 anos, ficaram com minha mãe. Quando eu voltei, uma das novidades era que minha caçulinha, que sempre foi muito apegada a mim, estava roendo as unhas… como assim??? Fiquei surpresa e chateada, e imediatamente associei a “novidade” ao fato de ter viajado, mesmo sem conversar com nenhum psicólogo. Acredito que ela deve ter ficado mais ansiosa do que já era normalmente… Começamos então uma batalha para tentar desestimular aquele comportamento, que ainda estava no início…

Usamos todas as técnicas “fracassadas”… hehehe… brigávamos com ela, eu puxava a mãozinha dela da boca, prometia que ia colocar pimenta… Nada resolveu, lógico, e a ansiedade da criança parecia aumentar…

Foi então que minha irmã, muito sensata, apareceu com a grande NOVIDADE… Um esmalte próprio para pessoas que roem as unhas… Fiquei esperançosa e começamos a usá-lo imediatamente!

Este bendito esmalte deixa um gosto muito ruim nas unhas e quando a pessoa coloca a mão na boca, sente esse gosto e para de roer as unhas imediatamente. É uma base transparente. Eu passava o esmalte nas unhas da minha filha várias vezes ao dia, porque ele é bem fino e eu percebia que ele não tem uma boa fixação.

Era engraçado ver minha filha levando as mãozinhas pra boca e a careta que ela fazia… BINGO!!!

O resultado foi o melhor possível: em menos de um mês, ela conseguiu abandonar o hábito/vício de roer as unhas!

Não sei se o fato de ser um hábito recente contribuiu para o sucesso do “tratamento”… Já conversei com uma amiga que também rói as unhas desde sempre e que testou o esmalte, mas com ela o resultado não foi o esperado, ela continuou roendo as unhas com o esmalte mesmo!

Onicofagia é o nome que se dá a essa mania

Minha dica:

Esmalte Lisa "Unhas Roídas"

P.S.: Minha irmã comprou esse esmalte na Loja Vanity aqui em São Luís/MA, não sei dizer o preço, pois já faz bastante tempo, mas vou procurar e colocar aqui pra vocês! Não foi caro!!!

LEIAM TAMBÉM ESTE ARTIGO MUITO BOM DO guiainfantil.com:

Roer as unhas na infância (escrito por Pablo Zevallos)

O tédio pode levar uma criança a roer as unhas. Este hábito não é exclusivo das crianças. Mas é um dos comportamentos mais difíceis de se interpretar. Pode aparecer antes dos 3 anos de idade, e geralmente está associado às situações de ansiedade, cansaço e estresse. O tédio também pode levar uma criança a roer as unhas.

Mas, se a criança é sadia, ou seja, brinca, estuda, tem amigos, come e dorme bem e parece estar de bem com a vida, é provável que se trate de um mau hábito passageiro. Neste caso o melhor é não interferir e esperar que passe.

Em todo caso, existem muitas razões pelas quais uma criança roe as unhas. Uma porque as coisas não vão bem na escola, outra porque não se encontra contente consigo mesma, ou porque vive uma situação de nervosismo, de medo, de tensão, ou porque gosta de machucar-se. Há crianças que roem as unhas e somente páram quando começam a sangrar.

Roer as unhas é um vício de longa duração. Segundo o Dr. Pedro Barreda, de pediatraldia.cl, é um dos hábitos mais comuns da infância:

Alguns estudos estimam que 40% das crianças entre os 5 e 18 anos roam as unhas. Tanto os meninos quanto as meninas roem as unhas na mesma proporção durante os primeiros anos. Não obstante, à medida que vão crescendo, os meninos são mais propensos a continuarem com o mau hábito.

Medidas a serem tomadas para que seu filho deixe de roer e comer as unhas

- Não fale toda hora com seu filho sobre sua conduta. Isso poderá deixá-lo mais nervoso e o problema se agravará.

- O untar os dedos com uma substância de mal sabor seria uma medida útil, mas primeiro tente convencer seu filho que é uma atitude necessária, para que ele não se machuque mais.

- Se você vê que o problema aumenta, e que existe já um descontrole visível, pode ser conveniente o conselho e ajuda de um psicólogo.

29 Respostas to “Dica para criança que rói as unhas”

  1. Igliana 19 de maio de 2010 at 19:37 #

    Oi Val, muito boa a dica sobre crianças que roem unha. Mas minha amiga me diga como eu faça para ensinar Davi a deixar de fazer xixi e cocô na fralda. Ele não avisa a hora dessas necessidades, não sei o que fazer.

    Beijos.

    • beirouth 19 de maio de 2010 at 20:47 #

      Pode deixar, amiga! Falaremos disso aqui no blog também. Bjs!

  2. Renata Paula 26 de outubro de 2011 at 10:42 #

    Gostei muito da sua dica. Preciso saber onde encontrar esse esmalte? Pode ser pela internet, pois moro em Manaus. Atenciosamente Renata Paula.

    • beirouth 26 de outubro de 2011 at 15:18 #

      Renata, tenta colocar o nome no Google para ver se você acha para comprar pela internet. Aqui em São Luís, nós compramos na loja Vanity Beauty, mas faz tempo e eu nunca mais encontrei… A marca é LISA e o nome do esmalte é “Unhas Roídas”. Boa sorte!
      E muito obrigada por sua visita ao blog. Espero que volte outras vezes. Abraços!

  3. taynara carvalho 3 de novembro de 2011 at 16:26 #

    eu tenho 11 anos de idade. eu rou unha desede os 7 ! n consigo para de roer.eu sempre digo rponto. vou parar de roer uhna mais dauqi a 5 mnt dps eu tou roendo unha de novo e peço pra minha mãe me ajudar amis continuo sem para! eu tenho inveja da minhas amigas do colegio q elas tem a unha grande e bonita e d apra pintar! bjs taynara

    • beirouth 3 de novembro de 2011 at 16:32 #

      Taynara, minha irmã também rói as unhas desde criança. Peça para sua mãe procurar este esmalte que eu indiquei, quem sabe você não consegue parar? Preste atenção se você não rói as unhas em momentos de ansiedade ou nervosismo, por exemplo, na época das provas da escola. Quem sabe se você conseguir identificar a causa, não será mais fácil parar??? Obrigada por visitar o blog e deixar seu comentário aqui. Boa sorte e beijos!!!

  4. lais 8 de março de 2012 at 20:27 #

    eu tenho 10 anos e desde que eu tinha 3 anos eu poia unha e hoje as minhas unhas estao lindas porque todo dia eu colocava pimenta das que ardem para nao roer e deu certo!!!!!!!!!!!!!!

  5. juliana 100% gostosa 2 de julho de 2012 at 18:55 #

    nossa eu tenho 11 anos e fasso isso desde pequena e isso é um vicio não consigo parar. é muito caro o esmalte

  6. Silvia 24 de julho de 2012 at 08:53 #

    Olá o meu filho tem 3 anos e roi há 1 ano, não sei que mais fazer mas o esmalte não resulta. Alguém pode me ajudar??

  7. laiza 2 de outubro de 2012 at 21:05 #

    Olá o meu filho tem 3 anos e roi há 1 ano, não sei que mais fazer mas o esmalte não resulta. Alguém pode me ajudar??

    RESPONDER

  8. Talita 17 de novembro de 2012 at 20:01 #

    Minha filha de 3 anos começou a roer unha recentemente depois que inventei de deixar que pintassem as unhas dela numa das minhas idas à manicure. Pior besteira que fiz porque ela não tem idade para isso e pegou o péssimo hábito de levar as mãos à boca para roer o esmalte/unha. Pensei em usar esses esmaltes inibidores, mas não quiseram me vender o da Vefic na perfumaria aqui de SP quando eu disse que era para ela. Esse da Lisa eu não encontrei na internet. Vocês sabem qual outra marca pode usar em criança? Obrigada, Talita

    • beirouth 17 de novembro de 2012 at 20:22 #

      Talita, se não me engano, já vi um esmalte desses em uma daquelas revistas de pedidos da Avon, e também acabei de ler sobre um da Mavala, o Mavala Stop, mas não sei te dizer se eles são próprios para crianças… Aliás, eu nem sei se esse da LISA que eu usei na minha filha também era permitido, pois como contei no post, ganhei da minha irmã, sem folheto ou bula que acompanhasse. De qualquer forma, ela não teve nenhum problema e olha que eu passava o esmalte nas unhas dela umas três vezes por dia, pois ele deixava uma cobertura bem fina. Acho que se ela está no início desta mania, vale a pena você insistir, usando inclusive aquelas outras dicas do texto. Obrigada por seu comentário, boa sorte e volte sempre!

  9. Mônica 18 de novembro de 2012 at 22:44 #

    Oi… meu filho tem 5 anos e começou a uns e meses a roer unhas. Comprei esse esmalte amargo da AVON, mas infelizmente não adiantou. E o pior é que é muito amargo, eu experimentei.. rsrs… mas ele é espertinho demais, sabe que se passar a camiseta nas unhas já sai o esmalte, as vezes vai no banheiro escondido e lava as mãos…então não deu certo… li o artigo e vou tentar fazer o que recomendaram… vou tentar!!! obrigada!
    Mônica

    • beirouth 18 de novembro de 2012 at 23:08 #

      Oi, Monica. Obrigada por compartilhar sua experiência com a gente. Olha, era exatamente por isso que eu passava o esmalte várias vezes por dia nas unhas da minha filha… Eu passava o dia com o vidrinho de esmalte nas mãos, pois todas as vezes que ela tomava banho ou lavava as mãos, o esmalte saía. Acho que é realmente uma característica destes produtos a textura bem fina. Insista no uso do esmalte, em conjunto com as outras dicas. Acho que quando a mania é recente, é mais fácil reverter. Abraços e boa sorte!

  10. karen cristina 23 de novembro de 2012 at 21:08 #

    eu toda hora olho decoro mas nao adianta,nao para de roer eu acho que poderia ter dicas mais convincentes

    • beirouth 24 de novembro de 2012 at 11:53 #

      Karen, não é uma questão de se oferecer dicas convincentes e sim de ter paciência e perseverança, tentando entender o que está levando a criança a desenvolver este hábito, já que cada caso é um caso e uma criança é diferente da outra…
      Eu relatei aqui no Blog minha experiência, que graças a Deus foi bem sucedida, pois minha filha parou de roer as unhas, juntamente com algumas sugestões de especialistas, MAS NÃO EXISTEM FÓRMULAS PRONTAS…
      Boa sorte!

  11. Jaana 28 de janeiro de 2013 at 15:32 #

    Tenho 10 anos comessei, a roer á unha muito cedo e vem me dando uma enorme, vontade de parar mais não consigo, minhas unhas são feias e enorme a vontade de parar, mais tá emussivel O que fazer obrigado!

    • beirouth 28 de janeiro de 2013 at 15:51 #

      Oi, Jaana! Tenta seguir as dicas do texto… Já é um bom começo ter consciência do problema e vontade de parar com este hábito… Tente trabalhar sua ansiedade… Abraços e boa sorte!!!

  12. debora 22 de fevereiro de 2013 at 20:29 #

    oi meu nome débora minha filha tem 3 anos ela reoer unha deste 2 anos ja estou ficando preocupada com isso, por mas q eu pinte a sua unha ela tira com a boca e começa a roer começa a sangra eu esprico ,que ta dodoi mesmo assim ela com tinuar. Não sei mas o q fazer me ajude.

    • beirouth 22 de fevereiro de 2013 at 21:33 #

      Olá, Débora. De acordo com o texto sugerido, e como você relata que o problema existe já há pelo menos um ano, não tendo mais sucesso com as conversas, talvez seja o caso de procurar orientação de um psicólogo. Boa sorte!

  13. Talita 25 de fevereiro de 2013 at 15:05 #

    Como eu compartilhei acima, algum tempo atrás também tive essa dificuldade com a minha filha de 3 anos. Mas com jeitinho, paciência e perseverança, em poucos meses consegui contorná-la! E nem foi preciso esmalte inibidor. Contei os detalhes no meu blog, no post intitulado 3 anos e 4 meses de Nicole! (pra quem se interessar, segue o link – http://maternidadeproativa.blogspot.com.br/2013/01/3-anos-e-4-meses-de-nicole.html), como o texto é longo, o relato sobre as unhas roídas está no subtítulo “Comportamento”. Espero que a minha experiência possa inspirar alguma mamãe!

    • beirouth 25 de fevereiro de 2013 at 15:10 #

      Olá, Talita. Obrigada por compartilhar sua experiência conosco, pois com certeza será útil para outras mães. Abraços!

  14. Lara 20 de março de 2013 at 16:26 #

    já teve uma época em que eu não parava de roer as unhas, mas ainda bem que parou. As minhas unhas não estão muito grandes, até porque comecei a pouco tempo. Mas eu percebi uma coisa: há algumas unhas que crescem mais e em menos tempo do que em outras. Há alguma técnica para fazer com que as unhas cresçam mais rápido e fiquem mais resistentes?! será que bebês que abandonaram a chupeta desde muito cedo (como eu), tendem a roer as unhas?
    Obrigada, Lara.

    • Talita 22 de março de 2013 at 17:01 #

      Eu acho que pode até haver uma correlação entre abandonar a chupeta cedo e roer as unhas, mas com certeza não é uma prova de causa. Acho que tem muito mais a ver com hábito/compulsão, proveniente de tédio ou ansiedade. O bebê pode largar a chupeta e ficar ansioso por isso (colocando a mão na boca para se acalmar), mas isso não significa que chupar a chupeta até muito tarde vai impedi-lo de roer unhas, entende?

      • beirouth 22 de março de 2013 at 19:51 #

        Olá, Talita. Obrigada por seu comentário e por contribuir na nossa troca de informações! Volte sempre.

  15. Suzana Guimarães 27 de setembro de 2013 at 08:31 #

    Minha filha esta roendo as unhas de novo, na primeira vez foi imitando o comportamento da beba a qual tive que dispensar já que para ela roer unhas era algo simples e não desejava parar. Em duas semanas sem a presença da beba Sofia não ruía mais unhas. Agora começou tudo de novo, esta imitando uma coleguinha da sala de aula, as duas tem a mesma idade e se dão muito bem. Sofia ira ficar nesta sala por mais seis meses, seis meses seria tanto suficiente para esse comportamento virar um vicio sem volta? Sofia acorda com os dedos na boca dorme com os dedos na boca os contos de dois dedinhos dela estão feridos. Como devo agir?

    • beirouth 27 de setembro de 2013 at 13:50 #

      Paciência, persistência, conversa e muito amor!!! ;)

  16. Suzana Guimarães 27 de setembro de 2013 at 08:33 #

    Seria baba – e tempo suficiente

  17. GABRIELLA SILVA 2 de abril de 2014 at 23:13 #

    EU COMO UNHA ADMITO E ORRIVEL MAS NÃO CONSIGO PARAR !! GOSTARIA QUE VOCÊ ENTRSSE EM CONTATO COMIGO !! OBRIGADA <3

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 146 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: